sexta-feira, 1 de maio de 2009

Igreja no Brasil cobra políticas públicas em favor da família

NDAIATUBA, quinta-feira, 30 de abril de 2009 (ZENIT.org).- A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou ontem um “Manifesto em favor da família”, em que cobra políticas públicas nesse campo.

Reunidos na 47ª Assembleia Geral da CNBB, em Itaici (Indaiatuba, São Paulo), os bispos reforçaram o convite a participar da “Peregrinação Nacional em Favor da Família”, ao Santuário Nacional de Aparecida, dia 24 de maio.

“O Estado e outras organizações civis estão a serviço, defesa e promoção da vida e da família. Ela é sujeito titular de direitos naturais e invioláveis. Sua legitimação se encontra na natureza humana e não no reconhecimento do Estado”, destaca a CNBB em seu manifesto.

“A família tem prioridade em relação ao Estado e à sociedade, pois ela é a primeira e mais decisiva fonte onde se transmitem a vida e o seu significado e se experimentam os valores humanos para alcançar o bem da comunidade.”

Segundo os bispos, a família “goza do direito de ser assistida por políticas públicas governamentais e sociais que possibilitem o seu acesso à vida digna, à alimentação, à saúde, à moradia, ao salário justo, à educação e escola para os filhos, à formação profissional, ao descanso, ao lazer e à infra-estrutura sanitária”.

“Cabe ao Estado proteger a família estável fundada no matrimônio, não por razões religiosas, mas porque ela gera relações decisivas de amor gratuito, cooperação, solidariedade, serviço recíproco e é fonte de virtudes para uma convivência honesta e justa”, diz o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário